Autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ) recebeu sugestões para melhorar as condições de tráfego nas rodovias brasileiras. Em reunião com o presidente da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego),Fabio Racy e com a diretora do Departamento de Psicologia de Trânsito, Raquel Almqvist, o deputado teve contato com o projeto Visão Zero, implantado com êxito na Suécia. Trata-se de uma nova política de segurança rodoviária que ajuda a evitar as colisões frontais.
Fábio Racy e Raquel Almqvist apresentaram propostas de segurança nas áreas de tecnologia e legislação de tráfego. Entre elas, um sistema monitorado por GPS que limita a velocidade em áreas predeterminadas, de acordo com a trajetória escolhida pelo motorista. Eles também sugerem o tráfego de caminhões somente na faixa da direita e novos parâmetros de ultrapassagem. Fábio e Raquel se comprometerem a apresentar uma minuta de propostas para análise do deputado.
“O trânsito ideal parte de uma postura consciente de motoristas e pedestres, em defesa da vida. Essa postura inclui o respeito à legislação de trânsito, aos limites de velocidade e à proibição de beber antes de dirigir. Um trânsito seguro é sinônimo de qualidade de vida. O caminho para o trânsito seguro passa pela reeducação de motoristas. O Governo não pode tratar o problema viário de forma desvinculada das políticas de educação, mobilidade urbana e segurança. O trânsito é uma questão de saúde pública e deve ser encarado como prioridade em todos os níveis da administração pública. É fundamental uma política integrada de ações preventivas, envolvendo União, estados e municípios”, afirmou Hugo Leal.