Em entrevista ao programa Voz do Brasil, da Rádio Câmara, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) manifestou sua preocupação com os problemas da BR-040 (Rio/Juiz de Fora) e criticou a Concer, concessionária que opera a rodovia. “Estou certo que a concessionária não tem mais qualquer condição de continuar operando a rodovia e o melhor seria a declaração de caducidade, a extinção imediata do contrato. Esse pleito, que une moradores do Rio e de Minas, já foi levado ao Ministério dos Transportes que garantiu a retomada das obras agora no segundo semestre. O ministro Maurício Quintella Lessa também nos assegurou que está buscando uma solução para os problemas de toda a BR-040, tanto do trecho entre Rio e Juiz de Fora quanto do trecho até Brasília”.
Recentemente, foi publicada reportagem no jornal Tribuna de Minas, de Juiz de Fora, revelando que a Concer reduziu, em um ano, em 80% os investimentos em conservação e manutenção: de R$ 28 milhões para R$ 5,5 milhões, fato gravíssimo que explica as péssimas condições da estrada. A reportagem revela ainda o corte no pessoal próprio contratado para cuidar da conservação da BR-040: de 260 em abril de 2016 para 151 em maio de 2017.
“Vale lembrar que a construção da Nova Subida da Serra de Petrópolis – obra prevista no contrato de concessão para ser entregue em 2006 e só iniciada quase 10 anos depois – estão paralisadas desde meados do ano passado. Portanto, conservação e manutenção da BR-040 deveriam ser a principal preocupação da concessionária e o destino dos recursos do pedágio”, afirmou o parlamentar.