
O deputado Hugo Leal com o secretário Uruan Andrade e o prefeito de Silva Jardim, Fabrício Azevedo: parceria para obras em municípios – Foto: Marcelle Barreto/DER
O deputado federal Hugo Leal acompanhou, nesta segunda (09/08), reuniões do secretário estadual das Cidades, Uruan Andrade, com cinco prefeitos fluminenses, que pleitearam a liberação dos recursos do Programa Somando Forças, além de outras intervenções de infraestrutura. “O programa Somando Forças é uma importante parceria para obras no interior e está sendo retomada agora que o governo estadual tem as contas mais equilibradas”, destacou o parlamentar.
Hugo Leal lembrou que busca trabalhar com as prefeituras de todas as cidades e, por isso, buscou marcar as reuniões e acompanhar as demandas. “O governador Cláudio Castro e o secretário Uruan tem compromisso com este trabalho conjunto. O prefeito de Rio Bonito, Leandro Pereira Neto, solicitou a construção de uma ponte. Já o prefeito interino de Silva Jardim, Fabrício Azevedo, pediu a execução de sinalização horizontal na RJ-140, que passa pela cidade.
Na reunião de trabalho com o prefeito de Iguaba, Vantoil Medeiros Martins, ficaram acertadas a construção do Teatro Municipal e a ativação dos convênios com o DER-RJ visando a pavimentação de vias nos seguintes locais: Rua Marciano Gonçalves, no bairro Boa Vista (440 metros); Rua Corte Real, no bairro Nova Iguaba (380 metros); Rua Nossa Senhora das Dores, na Cidade Nova (450 metros), e na Estrada do Arrastão (2.400 metros).
O prefeito de São Pedro D’Aldeia, Carlos Fabio da Silva, conhecido como Fábio do Pastel, também pediu ativação urgente do convênio com o DER-RJ e a liberação dos três projetos do Programa Somando Forças. Por fim, o prefeito de Aperibé, Roninho Moreira, solicitou ainda a construção de uma rede de captação de águas pluviais e a reforma/ampliação do hospital com montagem da subestação de 300 kVA.
“A Secretaria das Cidades estará sempre de portas abertas aos prefeitos das cidades fluminenses. Para atendermos as demandas das parcerias com os municípios é importante que o plano de trabalho apresentado seja cumprido para que outros sejam liberados e aprovados, pois há uma fiscalização nesses trabalhos”, explicou o secretário Uruan Andrade.
O acordo com o DER-RJ tem por objetivo a realização de obras e demais ações que contribuam para a melhoria da malha rodoviária das cidades, incluindo vias secundárias, coletoras, vicinais e locais. O DER-RJ fica responsável por fornecer o material e os governos municipais entram com a mão de obra dos serviços.