Busca

/Blog Hugo Leal

Transporte Público


Hugo Leal propõe a criação de uma Secretaria Especial de Prevenção e Segurança no Trânsito

quinta-feira, 14 julho, 2011

O deputado Hugo Leal participou da 10ª reunião do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito que se encerra nesta quarta-feira (13/7), em Brasília. O encontro selecionou propostas de instituições de todo o Brasil para o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020 e abraçou a proposição apresentada pelo deputado de criar, no âmbito da Casa Civil da Presidência da República, uma Secretaria Especial de Prevenção e Segurança no Trânsito que tenha a função de coordenar as ações que hoje estão dispersas em cinco ministérios.

No primeiro dia de trabalhos, Hugo Leal explicou para representantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e demais interlocutores do Comitê que, em audiência com a ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, a bancada do PSC na Câmara dos Deputados apresentou a proposta de criação da nova pasta.

“Essa seria uma forma inequívoca do governo federal demonstrar a importância do tema e coordenar todas as ações, atualmente dispersas em pelo menos cinco ministérios e milhares de órgãos estaduais e municipais


Transporte público não satisfaz 39% da população

quinta-feira, 3 fevereiro, 2011

De acordo com pesquisa divulgada em janeiro pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – nacionalmente, 39% da população avalia o transporte público como ruim (19,2%) ou péssimo (19,8%). A região Sudeste se destaca pelo elevado número de pessoas com essa opinião: 45,9%. Sendo que 21,8% acham ruim e 24,1%, muito ruim. A mesma avaliação é feita na região Norte, onde 45,8% também desaprovam o serviço (17,6% ruim; 28,2% muito ruim).

Atuante na área de trânsito, o deputado federal Hugo Leal se diz preocupado com as dificuldades reveladas pela população no setor de mobilidade urbana e quer discutir o assunto para buscar soluções. “Assim que iniciarem os trabalhos legislativos, vou propor uma audiência pública com representantes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), de Secretarias Municipais de Transportes e da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos)  para tentarmos encontrar formas de melhorar esse serviço de utilidade pública tão indispensável para nosso país