Busca

/Blog Hugo Leal

Sustentabilidade


Deputado Hugo Leal visita litoral sul fluminense e conhece projetos sustentáveis

quarta-feira, 13 julho, 2011

Deputado com o Prefeito de Paraty, José Carlos Porto Neto.Em visita ao litoral sul fluminense o deputado Hugo Leal conheceu projetos que estão mudando a vida dos pescadores e a economia dos municípios de Paraty e Angra dos Reis. Antes, porém, visitou a FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty) acompanhado do prefeito do município, José Carlos Porto Neto, no evento que já se consolidou como um dos mais importantes do mundo da literatura.

Em Paraty o parlamentar percorreu, junto aos Secretários Municipais de Governo, Rodrigo Penha, e de Pesca e Agricultura, Adilson José de Oliveira, as fazendas marinhas que cultivam a macroalga Kappaphycus Alvarezii para conhecer de perto esta iniciativa de promover o desenvolvimento regional sustentável. Atualmente a pesca, uma das principais fontes de renda da população litorânea do Estado, ainda enfrenta momentos de dificuldades e a comercialização destas algas tem se consolidado como forte alternativa de renda, além de garantir mão de obra para toda família.

A instalação das fazendas marinhas faz parte de um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Paraty que tem como meta a ampliação da iniciativa para que mais famílias possam ser beneficiadas ingressando na atividade. Hoje 70 toneladas são produzidas nas fazendas já instaladas em um período de seis meses, mas ainda há condições deste número crescer e por isto o deputado já estuda a possibilidade de incluir o projeto em suas emendas.

O Instituto Náutico de Paraty – uma organização não governamental que há 10 anos desenvolve um trabalho com crianças – também foi visitado pelo parlamentar que já apresentou emenda assegurando R$ 150 mil para os projetos mantidos pelo INP. Lá o deputado conheceu dois barcos, 100% movidos a energia solar. Ambos significam mais que um projeto náutico, eles se tornaram também oportunidades profissionalizantes para os jovens da cidade que hoje participam de cursos dados pelo Instituto.

De Paraty o deputado seguiu para Angra dos Reis onde foi recepcionado pelos profissionais do Projeto Pomar – Petrobras Ambiental. Hugo Leal acompanhou o trabalho mantido no Laboratório de Larvicultura que permite a reprodução controlada de sementes (filhotes) e a realização de pesquisas de moluscos, em especial o coquilles Saint-Jacques, uma iguaria de alto valor comercial e que está ameaçada de extinção.

Paraty - Assessora Ana Cláudia, o Sec. Pesca e Agricultura, Adilson José, o Sec. Governo, Rodrigo Pena, e o dep. Hugo Leal Paraty - Fazenda marinha de macroalga Angra - Deputado sendo recepcionado no projeto Poma
Angra - Projeto Pomar - Coquilles Saint-Jacques prontos para degustação Paraty - Deputado com o presidente do INP, Gibrail Rameck Júnior Deputado conhece barco 100% movido a energia solar