Busca

/Blog Hugo Leal

CPI da Dívida Pública prorroga trabalhos para ouvir ministros

Jornal da Câmara
Publicada em 17 de março

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Dívida PúblicaDívida contraída pelo governo para financiar gastos não cobertos pela arrecadação de impostos e para alcançar objetivos da política econômica, como controlar o nível de atividade, crédito, consumo ou captar dólares no exterior. A dívida pública pode ser interna ou externa. aprovou nesta terça-feira a prorrogação de seu funcionamento por 60 dias, a contar do dia 29 de março. O novo prazo depende de aprovação do Plenário. O colegiado estendeu seus trabalhos pela segunda vez – a primeira foi em dezembro do ano passado – porque tem interesse em ouvir, em audiência pública, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Os parlamentares já haviam aprovado requerimento para convidar Mantega e Meirelles, mas hoje os deputados discutiram a possibilidade de transformar o convite em convocação devido à dificuldade de estabelecer contato com os dois ministros. O assunto será debatido em reunião marcada para esta quarta, às 14h30, mas o relator da CPI, deputado Pedro Novais (PMDB-MA), adiantou que o mais provável é que a CPI aprove a convocação.

O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), já tem requerimento pronto para convocação. Os parlamentares cogitaram a votação da proposta na reunião de hoje, mesmo sem a presença do presidente da comissão, o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG).

O principal receio, segundo o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), é que Meirelles deixe o BC até o final do mês para concorrer a algum cargo eletivo. Se isso acontecer, caberá ao novo presidente da instituição atender à convocação. “Seria uma perda para a CPI. Ele presidiu o BC nos últimos oito anos”, disse Valente.

O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) foi o único a discordar da importância da vinda de Mantega e Meirelles à CPI. Para ele, o colegiado já acumulou informações suficientes para fechar o relatório final.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Rachel Librelon

Tags: , ,

Deixe um Comentário