
Portinho no Senado entre o deputado federal Hugo Leal, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e o governador Claudio Castro: homenagens a Arolde de Oliveira – Foto: Agência Senado
A posse do advogado Carlos Francisco Portinho como senador pelo Rio de Janeiro foi marcada pelas homenagens ao senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), que faleceu em 21 de outubro após complicações causadas pela covid-19. No pronunciamento de posse, Portinho, primeiro suplente de Arolde no PSD, ressaltou a importância política do senador. “Arolde se insere para sempre no rol dos grandes homens públicos deste país. Esteve na vanguarda das comunicações, contribuindo decisivamente para o avanço tecnológico do Brasil. Tornou-se grande referência no setor. Se hoje estamos vivendo o novo mundo virtual, o celular na mão de cada brasileiro, devemos muito a ele”
O deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), vice-presidente estadual do partido, e o governador em exercício do Rio, Claudio Castro, acompanharam a solenidade, realizada na sala de sessões virtuais do Senado Federal. “Foi realmente um momento de grande emoção pela lembrança do nosso mentor e amigo – tanto meu como do senador Portinho – Arolde de Oliveira, que, levado pela covid-19, deixou um legado de compromisso com o desenvolvimento do Brasil, com a luta pelos interesses do Rio de Janeiro e com a defesa da família brasileira”, afirmou Hugo Leal.
Carlos Portinho definiu o senador Arolde como “uma pessoa doce, mas convicta das suas posições” na política e na vida. Era um defensor dos valores da família e da pátria. Homem de Deus, está hoje ao seu lado, junto com Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, expoentes da política brasileira, que, como ele, contribuíram para a construção do nosso país”, afirmou o senador Carlos Portinho,que foi secretário de Meio Ambiente do estado do Rio de Janeiro e secretário municipal de Habitação da cidade do Rio de Janeiro.
Hugo Leal – que trabalhava lado a lado com Arolde de Oliveira, presidente estadual do PSD/RJ e Portinho, secretário-geral, na missão de desenvolver o partido no estado – homenageou o falecido senador mas também destacou as qualidades de seu suplente. “Foi emocionante também ouvir as palavras do agora senador Carlos Portinho, reafirmando seus compromissos com o Rio e o Brasil e sua disposição para honrar o mandato e a missão de Arolde de Oliveira. ‘Não se substitui a história’, disse, sabiamente, Portinho. Tenho certeza, entretanto, que Carlos Portinho vai engrandecer o PSD e o Senado Federal com seus conhecimentos, sua capacidade de diálogo e suas posições firmes pelo desenvolvimento do nosso país”, afirmou o deputado Hugo Leal.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre cumprimentou o novo senador e reforçou a relevância de Arolde de Oliveira na política. “Quero cumprimentar os familiares do senador Arolde e cumprimentar Vossa Excelência. Sei que será uma grande missão honrar o mandato que o povo do estado do Rio de Janeiro deu a Vossa Excelência. Tenho certeza de que Vossa Excelência assume o mandato com esse espírito de resgatar a memória e as lutas do senador Arolde no exercício do mandato de senador da República”, afirmou o senador Davi.