O deputado Hugo Leal (PROS-RJ) se reuniu nesta quarta-feira (3 de fevereiro) com a diretora do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social do Ministério da Saúde, Adriana Lustosa Vieira.
E alertou sobre a importância da manutenção do Programa de Fortalecimento das Entidades Privadas Filantrópicas e das Entidades Sem Fins Lucrativos que atuam na área de saúde (PROSUS) junto à Irmandade de São João Batista de Macaé, no Norte Fluminense, responsável pelo Hospital São João Batista de Macaé. Referida unidade de saúde oferece internação, cirurgia, exames, consultas e pré-natal aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
O PROSUS é essencial para a recuperação econômica e financeira da entidade e, principalmente, para a população do município, que já é vítima de uma grave crise na saúde do estado do Rio de Janeiro.
No dia 4 de janeiro, o Ministério da Saúde publicou uma portaria indeferindo o PROSUS como financiador da Irmandade de São João Batista.
Hugo Leal vem dialogando com o ministério, no sentido de informar sobre os possíveis prejuízos para a população local caso seja mantida esta decisão.
O Ministério da Saúde irá analisar novamente a questão a partir do recurso que será apresentado pela entidade.