O deputado Hugo Leal (PSC/RJ), autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, acompanhado de diretores de Detrans (Departamento Estadual de Trânsito) de todo o país, esteve na manhã desta terça-feira (30/8) com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS), e o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP), para analisar projetos relacionados com o trânsito atualmente em tramitação no legislativo federal.
Na oportunidade, Hugo Leal conversou com ambas as lideranças sobre os diversos projetos que tramitam na Casa e que visam tornar o trânsito mais seguro, assim como alterações no Código de Trânsito Brasileiro. O presidente Marco Maia se comprometeu em verificar a situação destas matérias que estão na Casa, visando dar prosseguimento na sua tramitação.
Segundo Leal, o encontro apresentou o extrato do esforço que tem sido feito pela Associação Nacional dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal (AND).
“Minha prioridade quando se fala de trânsito é sempre ouvir quem está na ponta. E sabemos que quem assume a responsabilidade de tudo que se refere a esse tema acaba sendo o DETRAN”, defendeu o parlamentar.
Hugo Leal lembrou que, segundo dados do programa SOS Estradas, a cada minuto, acontecem três acidentes de trânsito e uma pessoa é ferida. A cada 15 minutos, uma vítima morre. Por ano, são cerca de 1,5 milhão de acidentes, com 400 mil feridos e 35 mil mortos, sem contar os que falecem fora dos locais dos acidentes, em decorrência dos ferimentos.
“Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que mais de dois terços de pessoas feridas perdem a vida nos trintas dias subsequentes ao acidente”, ressaltou o parlamentar.
As mudanças propostas em sete artigos do CNT são: registro de veículos de tração e propulsão humana e de tração animal; obrigação do motorista a apresentar no prazo máximo de 15 dias, em casos de suspensão, seu documento de habilitação; solicitar que o condutor que já foi suspenso por três vezes tenha o mesmo tratamento que aquele que possui permissão; aplicação de penalidade a quem se recusar a se submeter ao chamado “teste do bafômetro”; e aumentar as penas para motoristas que se envolverem em acidentes estando sob efeito de álcool.
O deputado lembra ainda que o principal objetivo do órgão é que as modificações no código sejam aprovadas com urgência, para que se possa diminuir o número de acidentes automobilísticos no Brasil.
“A Semana Nacional de Trânsito está se aproximando (18 a 25 de setembro), o que torna essas retificações positivas no cenário atual”, afirmou.
Também participaram dos encontros os deputados Jesus Rodrigues Alves (PT/PI) e Taumaturgo Lima (PT/AC), o presidente da Associação Nacional dos Órgãos Executivos de Trânsito dos Estados e do Distrito Federal, Érico Vallério, e representantes dos Detrans de 15 estados.
2 Comentários. Deixe novo
Congratulo-me com o Excelentíssimo Deputado Federal Hugo Leal por sua luta em favor da redução dos acidentes de trânsito por alcoolemia. Com a máxima urgência esperamos que o teste do bafômetro passe a ser um procedimento inescusável,obrigatório, fiscalizado e exemplarmente punido quando necessário. A lei seca tem por objetivo a preservação da vida. Todos podem beber à vontade, mas não podem, em hipótese alguma dirigir sob efeito do álcool.
Venho expor o meu mais profundo respeito e apoio ao Exmo Deputado, por se entregar de coração a esta causa que é o Auto índice de acidentes com vítimas no Trânsito brasileiro. Sou Diretor de Centro de Formação de Condutores e conto sempre com os projetos e ações do nobre Deputado. Assim, poderemos lutar por um trânsito mais seguro e educado.