A necessidade de encarar a acessibilidade como um tema global e não direcionado apenas a pessoas com alguma deficiência.
Este foi um dos temas apresentados, nesta quinta-feira (10 de setembro) pelo deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ), durante a apresentação no Congresso Internacional de Cidades e Transportes, na Zona Oeste do Rio.
O parlamentar, autor da Lei Seca, ressaltou a preocupação com o desenvolvimento de ações nas cidades para proporcionar a todas as pessoas condições de se locomover. “Deve ser uma regra e não pode ser tratado como exceção”, declarou.
Leal também levantou uma importante questão: cada vez mais os centros urbanos estão se tornando lugares com pessoas mais idosas e necessitadas de equipamentos acessíveis. Desde os ônibus, com o piso baixo, aos imóveis.
“No Trânsito, tivemos redução do número de mortes, mas um crescimento no número de pessoas com algum problema decorrente de acidentes. Por isso, precisamos cuidar para que todos tenham condições de circular.”
Participaram do encontro “O Direito a Uma Cidade Acessível” Cláudio Carvalho de Almeida, Robin King, Paula Santos Rocha, Maurício Feijó e Manfred Breithaupt. A mediação do debate foi feita pelo diretor de Marketing da Fetranspor, Paulo Fraga.