
O deputado Hugo Leal no relançamento da Frente Parlamentar: pelo fortalecimento e aperfeiçoamento da gestão pública (Foto: Cláudio Araújo/PSD)
Foi relançada, nesta terça-feira (13) a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Gestão Pública, com a adesão de 207 deputados e cinco senadores. “É importante que acompanhemos tudo que tem acontecido do ponto de vista tecnológico, administrativo e de recursos humanos para o aprimoramento do serviço público, já que é ele quem dá suporte para as políticas públicas do país”, disse o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), presidente da Frente Parlamentar – os vice-presidentes são o senador Izalci Lucas e o deputado Newton Cardoso Júnior.
Hugo Leal também afirmou ser imprescindível ouvir especialistas e acompanhar o ritmo acelerado das mudanças das últimas décadas. “Estados e municípios têm uma função precípua na elaboração de convênios e projetos com o governo federal. Também vamos realizar seminários sobre o SICONVI [portal de convênios da União] e melhorar essa sintonia entre os Poderes”, ressaltou o deputado do PSD. O lançamento da frente contou com palestras dos professores Paulo Roberto Mota – “A era da instantaneidade: Implicações para o Parlamento e a Gestão Pública” – e Edson KenjiKondo – “Aplicando a agilidade dos Startups no desenho das políticas públicas: modelos e experiências internacionais”.
O parlamentar frisou que o acompanhamento e a fiscalização da gestão pública em diversos seguimentos setoriais – Educação, Saúde, Transporte, entre outras -, o rigor da aplicação das normas legais da Administração Pública e a implantação de novos mecanismos de gestão, e a promoção das medidas que promovem a conscientização da sociedade em relação ao controle de gasto público são importantes mecanismos para as melhorias dos serviços públicos prestados ao cidadão. “A reinstalação procura tornar perene as atividades dessa Frente pelo Fortalecimento da Gestão Pública, que tem por objetivo propor medidas e ações visando ao aperfeiçoamento e a melhoria da gestão pública do país”, disse o deputado Hugo Leal, na solenidade de relançamento.