Medida abriu caminho para Conferência Mundial do Trânsito, em novembro, no Brasil
A Lei Seca (nº 11.705), de autoria do deputado Hugo Leal (PROS-RJ), completa sete anos hoje, sexta-feira (19/6). Neste período, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, a frequência com que adultos dirigem depois de consumir álcool abusivamente caiu 45%. O índice passou de 2%, em 2007, para 1,1%, em 2013.
No Brasil a violência ao volante é uma das principais causas de morte. Em 2014, mais de 52 mil pessoas perderam a vida no trânsito, ou seja, 143 mortes por dia. Nas estradas federais, em 2013, mais de onze mil pessoas foram presas por dirigir sob efeito de álcool. Um ano antes, foram oito mil motoristas.

O deputado Hugo Leal (PROS-RJ), autor da Lei Seca, participou, com a delegação brasileira e Dr.Etienne Krug (OMS/Coordenador Geral da Conferência), de reunião preparatória da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança Viária, que acontecerá no Brasil em Novembro deste ano
E a Lei Seca transformou o Brasil em referência. O assunto será destaque em novembro, em Brasília, na 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito.
O objetivo da conferência global é revisar o progresso feito pelos países na implementação do Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011-2020, cuja meta é salvar cinco milhões de vidas no planeta até 2020 por meio da adoção, pelos países comprometidos, de políticas, programas, ações e legislações que aumentem a segurança nas vias especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas – que correspondem à metade das estatísticas de mortes no trânsito, segundo a OMS.
Neste mês de junho, o deputado Hugo Leal participou de encontros preparatórios na Europa e conseguiu incluir a Lei Seca nos debates que vão acontecer aqui Brasil durante a conferência internacional.
Assista abaixo o depoimento que o deputado Hugo Leal gravou sobre os 7 anos da Lei Seca: