O deputado federal do RJ Hugo Leal (PSD/RJ) visitou, nesta terça, as obras de construção da alça de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha, que estão sendo realizadas pela concessionária Ecoponte. A alça de ligação da Ponte com a Linha Vermelha sairá da Reta do Cais, na altura do pórtico 3, e seguirá a partir do Arsenal de Guerra com conexão à Linha Vermelha na altura do Parque Alegria. O viaduto terá 2,5 km de extensão em trecho elevado, duas faixas de rolamento, e prevê a geração de cerca de 1,5 mil empregos diretos.
O deputado do Rio de Janeiro, que participou ativamente das negociações entre a ANTT, a concessionária e o Exército, para a troca de terrenos que permitissem obra, disse que a conexão vai desafogar o trânsito na cidade. Hugo Leal, integrante da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, frisou:
“Além de oferecer uma ligação direta da Ponte Rio-Niterói para a Linha Vermelha, o que vai evitar que muitos caminhões entrem na cidade, a alça deverá melhorar a saída da ponte para Avenida Brasil”.
Hoje, cerca de 20% do fluxo da Ponte em direção ao Rio acessa a Linha Vermelha pela Brasil, o que corresponde a 15 mil veículos por dia. No edital de concessão da Ponte, o traçado da alça passava pelo Cemitério do Caju (São Francisco Xavier), e previa a remoção de diversos túmulo, e desapropriação de 300 imóveis. A concessionária realizou novos estudos, promoveu ajustes e desenvolveu novo traçado, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Hugo Leal acrescentou:
“Foi necessária muita negociação mas chegou-se a um entendimento para a obra que trará benefícios à população”.
De acordo com a concessionária, o novo traçado, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio e ANTT, provocará impacto social mínimo, pois reduzirá substancialmente o número de desapropriações de imóveis particulares e não passará mais pelo cemitério. Ao iniciar a construção da alça, a Ecoponte começou também a construir a Avenida Portuária, via exclusiva para veículos de carga que seguem pela Avenida Brasil em direção ao Cais do Porto. Com 3,2 km de extensão, a Portuária terá 2,5 km de trecho compartilhado com a alça, sairá de Manguinhos e se estende até o portão 32 do Cais do Porto. A via terá duas faixas de rolamento, sendo uma para cada sentido, e estimativa de tráfego de 2,6 mil veículos de carga por dia. Os investimentos para a construção da alça da Linha Vermelha e da Avenida Portuária são de cerca de R$ 450 milhões e as obras deverão ser realizadas até o segundo semestre de 2020. Os trechos elevados terão gabarito mínimo de 5,5 metros de altura, e cada faixa de rolamento terá 3,5 metros de largura. Os novos trechos serão incorporados à Ponte Rio-Niterói e ficarão sob responsabilidade da Ecoponte.