Vai ser neste terceiro domingo de novembro, dia 21, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito, instituído pelo Projeto de Lei 4260/08 do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), autor da Lei Seca. Por definição da ONU,na mesma data desde 2005, foi instituido o Dia Mundial de Mobilização em Memória das Vítimas de Trânsito.
O PL do deputado aprovado na Câmara, estabelece que os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito devem apoiar as iniciativas da sociedade organizada objetivando a celebração desta data, em respeito às vítimas de trânsito e por meio de ações em defesa da vida e da saúde das pessoas .
O objetivo é alertar os motoristas sobre os elevados índices de mortes violentas causadas no trânsito. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, morrem cerca de 35 mil pessoas por ano nos acidentes, 500 mil são traumatizadas, e deste total, 25 mil morrem em até 30 dias depois do acidente.
“É uma tragédia com dimensões catastróficas que afeta de forma permanente milhões de família com a morte prematura ou a incapacitação de entes queridos