A bancada do Rio de Janeiro no Congresso reuniu-se hoje com representantes das universidades federais e instituições de pesquisas para discutir a falta de recursos para custeio e investimento. “O Rio é a capital do conhecimento e nós precisamos defender esse patrimônio do estado”, afirmou o deputado Hugo Leal durante o encontro no Centro de Altos Estudos da UFRJ.
O presidente da Câmara Rodrigo Maia participou da reunião. “Vamos buscar uma solução imediata em conjunto com a bancada. Mas é importante também que comecemos a fazer um planejamento do setor pata 10 anos, ensino e pesquisa são fundamentais para o país”, afirmou. Também compareceram Jandira Feghali, Arolde de Oliveira, Benedita da Silva, Wadih Damous, Simão Sessim, Alessandro Molon, Celso Pansera, Rosângela Gomes, Julio Lopes, Felipe Bornier, Zé Augusto Nalin e senador Lindbergh Farias.
“O objetivo da bancada é buscar ainda para 2017 descontingenciar recursos para o custeio das instituições e, para 2018, conseguir garantir na CMO, a recomposição de verbas na lei orçamentária”, declarou Hugo Leal.
Para o reitor da UFRJ, Roberto Leher “as universidades e as instituições de pesquisa caminham rapidamente para o colapso. Não há recurso sequer para fechar o mês. Tivemos um corte de 1 bilhão no orçamento de 2017 e a previsão de corte maior para 2018.”