A Fundação da Ordem Social sediou, na manhã desta quinta-feira (02), um encontro para tratar sobre simplificação tributária.O evento contou com a participação do economista Bernard Appy, que já foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil.
Abrindo a discussão, o presidente da Fundação da Ordem Social, João Leite, frisou a relevância da pauta para o desenvolvimento da identidade do partido. “A Fundação se movimenta para elaborar análises, estudos e pesquisas que colaborem para o posicionamento e decisões políticas, econômicas e sociais do partido. Sendo assim, a simplificação tributária é um dos primeiros tópicos a serem tratados”, afirmou.
Dando início a conversa, Bernard Appy apresentou cinco características desejáveis do sistema tributário: simplicidade, neutralidade, transparência, estabilidade e progressividade.
O objetivo do encontro é elaborar propostas para solucionar alguns pontos negativos existentes no atual sistema, de forma a incentivar a participação da população na questão tributária.
O presidente nacional do PROS, Euripedes Junior, afirmou que o partido se preocupa com a redução dos impostos desde a criação da legenda. “Essa é a principal bandeira do PROS e vamos trabalhar lado a lado para adequar o modelo tributário às necessidades do povo brasileiro”, declarou.
No decorrer do evento, o palestrante destacou boas práticas internacionais de como aplicar taxas que tenham grande capacidade de arrecadação sem aumentar as cobranças feitas aos cidadãos. “Devemos trabalhar para aproximar o PIS/Cofins de um IVA ideal e garantir o ressarcimento tempestivo dos créditos”, ressaltou Appy.
O deputado federal Hugo Leal, presidente do PROS/RJ,
mostrou interesse em levar o debate para a bancada do PROS na Câmara dos Deputados. “É de extrema importância que o sistema tributário, assim como sua reforma, sejam analisados e argumentados para que possamos tomar alguma providência e apresentar uma proposta consistente ao Governo”, concluiu.
Presenças
Estiveram presentes ainda: o vice-presidente nacional do PROS, Moacir Bicalho; a presidente nacional do PROS Mulher, Maria Aparecida; o ex-deputado federal Márcio Junqueira (PROS/RR); o secretário de comunicação e relações institucionais, Felipe Espirito Santo; o secretário de entidades, José Reis; e o diretor técnico da Fundação da Ordem Social, Cairo Tavares.