
Vou encaminhar ao Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) a sugestão de reduzir de quatro aulas noturnas para apenas uma e também trabalhar no Congresso para adequar à legislação a esse problema específico que não é apenas do Rio mas de muitos pontos do Brasil.
O debate foi promovido pela Comissão de Transportes da Alerj e pela Comissão Especial para acompanhar o cumprimento das leis por reivindicação dos representantes das autoescolas. Na reunião no Auditório Senador Nelson Carneiro, dirigentes de associações dos CFCs relataram que alunos e instrutores já foram assaltados e que veículos de autoescolas têm sido roubados, com os ladrões exigindo o pagamento de resgate para que as empresas recebam os carros de volta.
O deputado Hugo Leal lembrou que a resolução do Contran exigindo uma porcentagem de aulas noturnas pode ser modificado e que o presidente do Contran, Mauricio Pereira, tem se mostrado muito aberto ao diálogo. Hugo Leal afirmou:
Vou levar esse problema a ele porque questões do trânsito são federais e não podem ser resolvidos no âmbito estadual.
O presidente do Detran/RJ, Leonardo Jacob, informou que também já entrou em contato com o Denatran para pedir a mudança na resolução.
Participaram da audiência pública também os deputados estaduais Carlos Minc, presidente da Comissão do Cumpra-se, Dionísio Lins, presidente da Comissão de Transportes, e Tio Carlos, o vice-presidente do Detran/RJ, André Monica, o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Antonio Damasceno, e representantes dos Centros de Formação de Condutores, do sindicato das autoescolas e da associação de instrutores.